Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Noticias da Austrália


Calor e incêndio provocam mortes e blecaute na Austrália

Número de mortos é de pelo menos 30 no sul do país.
Calor supera os 40 graus em algumas regiões da Austrália.

Pelo menos 30 pessoas morreram no sul da Austrália devido à onda de calor e incêndio que afeta a região há quatro dias. Meio milhão de casas no estado de Victoria ficaram sem eletricidade na noite de sexta-feira.

Segundo a emissora local "ABC", morreram neste sábado (31) pelo menos seis pessoas no estado da Austrália do Sul, aparentemente devido à alta temperatura. O número registrado até sexta-feira era de 22.

O site do jornal australiano "Adelaide Now" disse que o serviço de emergência recebeu 920 chamadas, sendo que cerca de 600 precisaram de um atendimento médico.


Embora as autoridades não tenham dado um número oficial, o secretário de Saúde da Austrália do Sul, John Hill, disse que é "óbvio" que um número significativo dessas mortes "esteja associado ao calor".

A polícia de Victoria não deu números relativos a mortos no estado, mas a imprensa local afirma que o serviço de emergência atendeu 105 incidentes relativos a pessoas afetadas pelo calor.

Acredita-se que a temperatura nas capitais de Victoria (Melbourne) e da Austrália do Sul (Adelaide) volte a superar os 40 graus, enquanto no interior podem chegar a 45 graus. Melbourne pode sofrer ainda com blecaute caso as torres de transmissão sejam atingidas.

Temperaturas assim não são registradas no país desde que se começou o registro meteorológico, em 1855.

O forte calor aumentou o consumo de energia a níveis recorde e teme-se que a rede elétrica não aguente essas condições, o que pode deixar de novo milhares sem luz.

A situação é ainda mais grave em zonas afetadas por incêndios florestais, onde centenas de bombeiros seguem combatendo uma série de focos. Chamas chegam a sete metros de altura e helicópteros ajudam no combate. Vento seco e calor pioram a situação.

Ajuda dos 'deuses'

Desesperado, John Brumby, líder do Governo de Victoria, disse que a situação "está nas mãos dos deuses", e que torce para que o vento sopre na direção contrária às linhas de eletricidade.

Brumby acrescentou que a polícia investiga a origem dos incêndios e que tudo indica que há um piromaníaco na região. As autoridades em Victoria tentam evitar uma tragédia semelhante à do estado da Austrália do Sul, onde a falta de eletricidade junto com a onda de calor é considerada uma causa adicional do alto número de mortes súbitas registradas entre sexta e sábado.



Que as coisas melhorem por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixem um e-mail para mantermos contato e responder aos comentários. Um abraço