Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Visto de estudante para Austrália

Pois é amigos, vida de estudante australiano não é fácil rs.... Nem viajei ainda e já estamos correndo atrás de uma serie de detalhes. Faltando agora menos de 2 meses pra viagem, mais uma etapa foi concluída. Hoje fui até a West1 entregar a documentação do pedido de visto. Na quinta terei a resposta da analise da despachante.

A lista de documentos é bem extensa e deve se tomar cuidado com todos os itens. Estou separando todos os documentos desde a época que iniciei o processo da viagem.

Uma dúvida que pode surgir é saber que tipo de visto você deve tirar.
Escolhemos o visto de estudante porque além de ser o visto que nos permite fica o tempo exato no país, ainda nos permite trabalhar legalmente, como estudantes podemos trabalhar 20 horas por semana, isso permite que consigamos  pagar algumas contas, aluguel, comida e talvez ainda juntar uma graninha. (calma não queremos enriquecer rs).

O visto de estudante demora cerca de 30 dias para ter a resposta se conseguimos, ele só pode ser pedido com 2 meses de antecedência da viagem, por isso que só estamos dando a entrada agora.

O que é necessário para o visto:

Passaporte, foto 5x7, formulários 157A e 956, carta explicando os motivos da viagem (detalhe escrever a mão, nossa até cansou quando terminei. rs...), comprovante escolar, xerox autenticada da carteira de trabalho, rendimentos dos ultimos 3 meses, imposto de renda (se declarar), extratos bancários, impresso da passagem aérea, C.O.E. (comprovante da escola que você irá estudar), pagamento da taxa de visto, e pagamento do despachante (que é opcional, eu optei por despachante achei mais seguro).

Com apenas isso você consegue tirar o visto. Mas como é preciso comprovar que sua renda atual pode te sustentar na Austrália pelo tempo que você for ficar lá, para jovens estudantes como eu é muito difícil rs... a conta para saber o valor que você deve ter disponível é feita da seguinte forma 1mil dólares australianos para cada mês na Austrália. Fico mais difícil??? 

Relaxa eu também num tenho essa grana disponível, por tanto entra a 2ª opção um patrocinador, o patrocinador pai, mãe tia, tio, amigo, chefe... pode ser qualquer pessoa ou pessoas (pode ser mais que um patrocinador).

O patrocinador deverá comprovar a renda e a disponibilidade deste dinheiro, além de escrever uma carta que se compromete ser responsável pelo estudante durante os estudos não deixando passar por problemas financeiros.

É muito legal isso para a embaixada, mas para o estudante que como eu tem a certeza que ira trabalhar pra se manter lá parece meio inútil isso. Porém é necessário.

Por tanto o patrocinador acaba sendo apenas um figurante hehehe.


Bom espero ter esclarecido mais uma vez algumas dúvidas. E qualquer dúvida que tiverem por favor mandem comentários e coloquem contatos para podermos responder.

Um Abraçoo 
  

4 comentários:

  1. E ai fera blz.....parabens pelo Blog, esta bem massa.... intão...meu nome é VAldir, estou indo para MELBOURNE, embarco dia 25.02.09.... minha papelada ja esta em Brasilia e agora não tenho mais oque fazer, so aguardar sair o visto.
    Sou de Marilia - SP.
    Vou viajar de Aereolineas Argentinas.
    E vc?
    msn: jrluzia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,

    Estou acompanhado esse blog como se fosse a minha própria estória, tb fui levar a documentação hoje na agência (Ozzy Study) e tb passei por todos esses detalhes de patrocinador e suporte financeiro e tudo mais. Realmente, p/ gente que não tem toda essa grana e que vai trabalhar duro na Austrália é meio difícil, mas a gente dá nosso jeitinho brasileiro. Como escrevi num outro comentário, tb tô indo p/ Sidney que será dia 16/03/09 e vou estudar no Milton College em North Sydney. Quem sabe possamos nos ver por lá. Me escrevam.
    Flávia (fladg73@yahoo.com.br)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, meu orgulhoooo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Minha dúvida, o patrocinador pode ser amigo??? Ou seja, não ser parente????

    thiago.sabbag@gmail.com

    ResponderExcluir

Por favor deixem um e-mail para mantermos contato e responder aos comentários. Um abraço